Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Ultrassom


sensorultrasonico-arduino


O ultrassom é usado para medir distâncias dos objetos, até uma distância máxima de 3 m. Ele envia rajadas de ultrassom e escuta o eco causado pela reflexão das ondas que colidem em um objeto. O Arduino envia um pequeno pulso elétrico para engatilhar a detecção e, depois, fica a observar se há o retorno de um pulso no mesmo pino. A duração desse segundo pulso é igual ao tempo gasto pela onda sonora ir até o objeto, refletir e retornar. Como sabemos a velocidade do som, calculamos a distância.



sensorultrasonico3


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Potenciômetro

Um potenciômetro é um simples botão giratório que fornece uma resistência variável mecanicamente e que pode ser lida pelo Arduíno como um valor analógico, é muito usado para controlar ou alterar a característica de entrada e saída de aparelhos eletrônicos, como volume, balanço, brilho, contraste, cor, tempo de funcionamento, em monitores, relógios, tv, dvd, etc. 


terça-feira, 19 de maio de 2015

Conhecendo o LDR

O LDR, como o próprio nome diz, é um resistor cuja resistência varia em função da luminosidade que incide sobre ele, devido ao material fotossensível que cobre o componente.Ao iluminarmos um LDR, a sua resistência apresenta valores muito baixos. Já quando está escuro ou sua luminosidade é baixa, a resistência sobe.É muito utilizado no controle de acendimento de postes e luzes em prédios.